Tags

Voltar

Ingressar no nível superior traz certas responsabilidades: organização com o tempo, dedicação, leituras múltiplas, etc. Dessa forma, apresentaremos, a seguir, algumas dicas para os alunos do curso de Direito da UniRedentor para que possam caminhar com tranquilidade e atingir suas metas acadêmicas.

Abra sua mente às novidades
Nossa formação cultural é, de fato, inescapável à nossa vida. Levamos nossa cultura, nossas identidades e nossos costumes para onde formos. Isso, no entanto, pode atrapalhar quando se cursa Direito, porque é imprescindível afastar-se de pensamentos que fazem parte do senso comum, do ‘achismo’ intelectual. Por isso, é importante dedicar-se às leituras que remontem ao curso, à história do direito, à linguagem jurídica e ao pensamento da área, para que possam ter uma visão dinâmica (histórica e contemporânea) dos problemas que cercam a área.


Abrace a leitura dos clássicos
Na área do direito, livros e artigos acadêmicos são publicados diariamente, com novas ideias. Porém não deixe de conferir os clássicos da área que dialogam de forma interdisciplinar com outros saberes, como Michel Foucault, com os livros Vigiar e Punir e A Verdade e as Formas Jurídicas; Norberto Bobbio, com os livros de Teoria do ordenamento jurídico, Era dos Direitos, além de outros que trazem excelentes discussões e orientações práticas, como o livro de Eduardo Sabbag, Manual de Português Jurídico.


Estágio
Indubitavelmente, o estágio torna-se essencial para que o estudante tenha contato com a prática profissional. Nele, adquirirá conhecimentos que elucidam a realidade profissional, compondo, assim o próprio currículo. Por meio do estágio, o acadêmico poderá perceber como há diferentes linhas de atuação na área do Direito e poderá escolher aquela com que mais se identificar para se especializar.


Pense para fora: aproveite as atividades extracurriculares
Aulas são basilares para a formação, mas não tudo: façam atividades extracurriculares, na própria instituição (a UniRedentor oferece cursos e atividades extracurriculares) ou em outras. O importante é ampliar a sua formação, participando de eventos, oficinas, palestras, congressos, workshops de direito e de outras áreas enriquecem ainda mais o currículo. Além dessas atividades, a UniRedentor oferece as práticas de monitoria e o PIC (Programa de Iniciação Científica), no qual os alunos adentram o universo da pesquisa acadêmica.