Tags

Voltar

A internet tem nos mostrado que tudo o que desejamos está a um simples clique, com infinitas fontes e canais através dos quais podemos ter contato com conhecimentos de diferentes áreas. Todo mundo, hoje em dia, consegue realizar uma pesquisa no Google para buscar um artigo sobre um tema específico.

Para aqueles que buscam conhecimento geral, aprender uma nova língua ou revisar conteúdos de diversos níveis de formação preparamos uma lista com 16 de sites e aplicativos que oferecem palestras, cursos e videoaulas totalmente gratuitos que trazem conhecimento que pode fazer a diferença no seu dia a dia.

 

   Confira, abaixo, nossas dicas! Elas vão te ajudar a turbinar ainda mais o seu aprendizado.

 

1.       TED

As conferências TED nasceram com foco em Tecnologia, Entretenimento e Design, mas hoje em dia você pode aprender sobre os mais diversos assuntos da contemporaneidade. Há palestras gratuitas com os principais nomes do mercado, com pessoas que se tornaram referências em seus campos de trabalho. Os materiais podem ser assistidos online ou baixados através do iTunes.

 

2.       Brasil Escola

O Brasil Escola é cheio de dicas para estudantes, oferecendo, inclusive, uma parte totalmente dedicada a quem está se preparando para o Enem.

O site apresenta lista de exercícios, provas de anos anteriores, vídeos, notícias sobre vestibulares e vários artigos interessantes. É possível ainda enviar suas redações para que eles corrijam o texto de forma gratuita (desde que as regras da página sejam seguidas).

 

3.       Guia do Estudante

O Guia do Estudante é um site rico em informações que faz parte do grupo Abril. Além de dicas e artigos interessantes sobre o universo da educação, existe a possibilidade de comprar livros de uma estante virtual e fazer a assinatura de um curso preparatório para o Enem, que conta com aulas, exercícios e guias exclusivos.

 

4.       Coursera

Mais de 5 milhões de participantes cursam algumas das aulas oferecidas pelo site gratuito Coursera, que tem mais de 500 programas cadastrados, de 100 instituições parceiras e em diferentes línguas (ainda que a maioria dos cursos seja em inglês, há opções até em português). A variedade de temas é bem abrangente, e os cursos podem durar semanas e têm acompanhamento de professores e profissionais.

 

5.       Open Education Database

O portal Open Education Database tem mais de 10 mil aulas e cursos online oferecidos gratuitamente, com parceiros como o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), a Universidade de Michigan e a Universidade Johns Hopkins. No site, você pode procurar por materiais nas categorias de artes, negócios, educação, engenharia e ciência da computação, medicina e saúde, matemática e ciências.

 

6.       Khan Academy

A Khan Acadeny oferece educação de qualidade, em nível colegial, de forma gratuita para todo o tipo de público. Pais, professores e alunos podem aprender e tirar dúvidas em praticamente todas as matérias conhecidas, como matemática, ciência, história e geografia. O portal conta ainda com um sistema para acompanhar o seu progresso nas aulas e um aplicativo para celular.

 

7.       Me Salva!

   Com uma equipe formada por universitários e jovens graduados, o Me Salva! oferece videoaulas com conteúdo de diversas disciplinas para estudantes do ensino médio que desejam obter um bom desempenho nas aulas e na preparação para os processos seletivos das Graduações.

E para garantir mais aproveitamento nas aulas, a plataforma também disponibiliza um chat para que os alunos possam entrar em contato com os professores e solucionar as suas dúvidas.

 

8.       Quora

O site Quora traz uma maneira inovadora de adquirir e compartilhar conhecimento. Através dele, você pode deixar perguntas para experts nos mais variados assuntos responderem. No seu perfil, você pode criar uma lista de interesses baseada nos mais de 250 mil tópicos categorizados no site. É possível também responder perguntas de outros usuários que dividem a mesma paixão e interesse que você.

 

9.       Toda Matéria

Mais um portal que disponibiliza conteúdo digital de todas as disciplinas básicas do Ensino Médio, passando por Literatura, Inglês e até Educação Física. O Toda Matéria tira dúvidas, informa sobre personalidades ou datas importantes e serve como referência de estudo. Os materiais são confiáveis e preparados por uma equipe de professores e pesquisadores especializados.

 

10.   Project Gutenberg

A biblioteca do Project Gutenberg oferece mais de 4.200 livros gratuitos, de domínio público, para você baixar no seu computador, tablet ou eReader. No site, você encontra títulos variados de literatura, documentos históricos, livros de não ficção e obras clássicas e contemporâneas. Tudo isso sem custo e totalmente dentro da lei.

 

11.   GeographylQ

GeographylQ é um atlas mundial online que traz informações sobre a geografia, economia, política, história e a cultura de cada país ou região do globo. O site traz detalhes precisos e atuais sobre a situação demográfica, a condição de vida, dados ambientais e climáticos das nações. É ideal para quem quer saber mais sobre uma região antes de viajar; o site traz dados culturais relevantes, além de oferecer a equivalência da moeda corrente em cada país.

 

12.   Lumosity

O Lumosity é um programa desenhado por neurocientistas que traz uma série de jogos e atividades com o objetivo de aprimorar a sua capacidade cognitiva. O projeto visa melhorar a velocidade e a flexibilidade do seu pensamento, ajuda a resolver problemas com mais facilidade e estimula o uso da memória e da atenção. O programa acompanha o seu progresso e verifica seus pontos fortes e fracos. Além disso, as brincadeiras e atividades são realmente interessantes e divertidas de jogar.

 

13.   Wikiversidade

Wikiversidade é a versão educativa, em nível colegial, universitário e acadêmico, da Wikipedia Foundation e contém uma grande variedade de páginas com artigos e matérias dos mais variados assuntos. Há cursos, aulas e grupos de estudo cadastrados no portal, busca por temas e áreas, além de categorias por nível de escolaridade. Todo conhecimento, como nas páginas da Wikipedia, é formado de maneira colaborativa entre os participantes.

14.   Duolingo

   Duolingo é um site e app completamente gratuito no qual você pode aprender uma nova língua. O portal traz exercícios de vídeo, fotos e áudio para ajudar você a dominar uma língua estrangeira. O intercâmbio de linguagens já ocorre entre o inglês, o espanhol, o alemão, o francês, o italiano e o português, e o ensino ocorre com jogos e com diferentes estímulos para fazer você aprender brincando.

 

15.   Udacity

   O Udacity fornece vídeos e aulas que explicam conceitos das áreas de matemática, física, computação, psicologia e até temas do mundo empresarial. Os cursos estão divididos em três níveis diferentes, entre o básico, intermediário e avançado, o que facilita a busca por conteúdos de acordo com o seu grau de conhecimento sobre o assunto. Os vídeos são bem explicativos e o site conta com um visual que ajuda bastante a navegação.

 

16.   MegaCurioso

   Uma forma de se manter por dentro das notícias mais curiosas e mais divertidas da atualidade é ficar ligado no site MegaCurioso, que traz todos os dias matérias com informações e dados interessantes que podem ajudar a puxar papo entre os amigos e os colegas de trabalho, no momento de descontração ou em uma mesa de bar.