Veja a nossa nova estratégia pedagógica para estudarmos durante a pandemia

Coronavírus

25/03/2020 - André Raeli Gomes

A pandemia instaurada pelo Coronavírus adoeceu o mundo e obrigou-nos a um tempo de afastamento, mas também concedeu-nos um momento de reflexão: nosso papel humano em total compromisso com o outro.

O contexto atual exige o enfrentamento de novos desafios, por isso novas organizações de trabalho tornaram-se urgentes na condução das normativas de segurança à saúde ? nosso bem maior ? para assim continuarmos garantindo nossos serviços dentro das exigências de segurança.

Por essa razão, novas estratégias foram traçadas e passamos a adotar condutas pedagógicas diferenciadas a fim de que possamos continuar o nosso processo de ensino e aprendizagem, evitando, dessa forma, maiores prejuízos à sua formação.

Para garantirmos a continuidade das atividades acadêmicas, seguiremos a partir da próxima segunda, dia 30/3, com a prestação dos serviços de forma remota (on-line), utilizando nossa Plataforma Blackboard como uma sala de aula virtual, ou seja, extensão da nossa sala de aula física. Transformaremos os nossos 4 campi em milhares de salas de aula, uma em cada casa. Intitulamos o nosso projeto de “Aprendizagem Remota Redentor”.

O momento é de união, compreensão e esforço para o bem de toda a comunidade acadêmica. A exigência de isolamento, neste momento, será compensada nas ações comprometidas com a nossa proposta com a educação.

Tenhamos força, foco e fé!

Um retorno abençoado a todos nós.

Atenção às informações a seguir.

1. SOBRE AS AULAS
Utilizaremos dois modelos de aulas:
O primeiro será um MODELO “AO VIVO”, em que o professor fará uma transmissão ao vivo em seu horário de aula, com duração integral da mesma, utilizando para tal a ferramenta Google Meet em complemento à utilização da Plataforma Blackboard para postagem de material;

No segundo, um MODELO MISTO, o professor gravará um vídeo com 50% da carga horária de sua aula ou fará a transmissão ao vivo com a mesma duração durante o horário de aula, e o resto do tempo ficará à disposição para tirar dúvidas, participar dos fóruns ou demais interações propostas no Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA).

Você deverá estar no seu horário de aula, logado na plataforma blackboard, ok? Ainda assim, até o final de semana, entraremos em contato com mais orientações para que não restem dúvidas e você consiga estar 100% confortável para uma aprendizagem plena.

Estaremos do lado de cá, gestores, coordenadores, professores e técnicos administrativos, full time, para estreitarmos os laços e reduzirmos quaisquer dificuldades que tenham. Criamos um espaço específico para isso. Visite redentor.edu.br/comitedecrise
 

2. SOBRE AS AVALIAÇÕES
Nosso sistema de avaliação seguirá da mesma forma, ou seja, duas notas (V1 e V2) valendo 10 pontos cada e, para aprovação, respeitando nosso regimento interno, o aluno deverá ter, no mínimo, média 7. No entanto, pelo fato de estarmos distante, só faremos uma prova fisicamente na IESprevista para o período de 15 a 26 de junho 2020.

A V1 será um somatório de atividades redesenhadas nos Planos de Ensino e Aprendizagem (PEA) que vocês terão acesso a partir do próximo sábado, dia 28 de março de 2020. Logo, como um norteador, segue um modelo de proposta:

A V1 será composta de uma trilha de aprendizagem dividida em 4 avaliações formativas, sendo elas Metodologia Ativa 1 (MA 1), Atividade Prática Supervisionada 1 (APS 1), Metodologia Ativa 2 (MA 2) e Atividade Prática Supervisionada 2 (APS 2).

Cada uma destas 4 atividades (MA 1, APS 1, MA 2, APS 2) valerá 2,0 pontos. Assim, com as 4 atividades tem-se 8,0 pontos. Os outros 2,0 pontos que faltam para fechar a nota da V1 correspondem a 20% da nota da V2.

• A V2 será presencial e valerá 10 pontos e abordará todo o conteúdo do semestre, sendo realizada em horário de aula, no ambiente físico da IES, ao término do semestre, no período de 15 a 26 de junho de 2020.

• A V3 deverá ocorrer no período de 06 a 10 de julho de 2020.
 

3. FREQUÊNCIA / ASSIDUIDADE
Para a frequência não utilizaremos chamada. No entanto, acompanharemos a sua entreda na plataforma com relatórios de acesso semanais, de responsabilidade docente, validados pelos coordenadores.

4. BIBLIOTECAS VIRTUAIS
No ambiente remoto, vocês também têm acesso às bibliotecas virtuais que compreendem acervo em arquivo digital de literatura, disponibilizado a partir da “Biblioteca Virtual Universitária”, da Editora Pearson Education do Brasil, e da “Minha Biblioteca”.

 

*Projeto aplicável aos alunos da modalidade presencial da Redentor. Os alunos da modalidade EaD retornam também o fluxo normal na plataforma, no dia 30/03.