Um projeto vitorioso

14/11/2018 - --


Ao adotar a Metodologia de Aulas Baseadas em Projetos, o Colégio Redentor pensou em desenvolver as múltiplas capacidades intelectuais e emocionais de seus alunos.
Associados às aulas normais, os projetos estimularam os estudantes a compreenderem melhor o conteúdo programático e as práticas cotidianas. 
Dentro dessa visão, o projeto Horta & Viveiro foi feito em cima das escolhas dos alunos e por meio de um processo democrático, com votações periódicas.
Para a criação do Viveiro, projetou-se a quantidade de ave a ser abrigada, o cálculo da alimentação necessária, a criação de bebedouros e comedouros de maneira ecológica e a utilização da periodicidade de alimentos, medicamentos e vitamínicos.
Isso proporcionou o uso prático da Matemática com cálculos de capacidade e massa, análise de perímetro e cálculo espacial, fortalecendo os conceitos aprendidos.
A Química foi usada no estudo dos compostos vitamínicos e medicinais e na observação diária de um ser vivo.
Também foi analisado um princípio físico na utilização de roldanas.
Para o desenvolvimento da Horta, foram estudadas espécies e produzidos alguns vegetais. Na execução dos canteiros e na perfuração da parede, foi feita uma parceria com o setor administrativo do Colégio. 
Para o futuro, a estruturação econômica do comércio dos vegetais e os animais criados no ambiente desenvolvido no projeto são a principal meta, além de continuar a produção, inserindo novas espécies animais no Viveiro, mantendo o desenvolvimento dos âmbitos sociais e emocionais.