Perguntas Frequentes

O que é o CEP e para que serve?

O Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da Sociedade Universitária Redentor – CEP/UNIREDENTOR – tem por finalidade identificar, analisar e avaliar as implicações éticas nas pesquisas científicas que envolvam seres humanos.

Para maiores informações sobre o sistema CEP/CONEP acesse o arquivo Perguntas e Respostas da plataforma Brasil clicando aqui.

Quem são os membros do CEP?

VAGNER ROCHA SIMONIN DE SOUZA – Coordenador do CEP/UNIREDENTOR


Aline Cunha Gama Carvalho

Artur Rodrigues Pereira Junior

Carolina de Freitas do Carmo

Gutiélle Carvalhal Botelho Bustilho Faria

Paulo Cavalcanti Apratto Junior

Vanessa de Almeida Xavier

Wagner Amado Veiga

Renata Monteiro – Secretária


Quais os projetos que devem ser avaliados pelo CEP?

Todos os projetos que envolvam serem humanos, incluindo trabalhos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, monografias de cursos de pós-graduação entre outros.


Como faço para o meu projeto ser avaliado pelo CEP?

Uma vez preenchida toda a documentação necessária, o proponente da pesquisa dá entrada do projeto através da Plataforma Brasil para que o projeto seja analisado pelo CEP/UNIREDENTOR.


Quais são os documentos necessários para dar entrada com meu projeto no CEP?

Os documentos necessários para submeter um novo projeto de pesquisa encontram-se relacionados na seção Documentos Necessários, no site do CEP/UNIREDENTOR.


Onde consigo os formulários  necessários  para o CEP?

Na página do CEP/UNIREDENTOR, existe a aba downloads com todos os arquivos disponíveis.


Qual o período para entrega do projeto para ser avaliado pelo CEP?

O projeto deve dar entrada na Plataforma Brasil no prazo de 15 dias antes da reunião dos membros do CEP/UNIREDENTOR que ocorrem mensalmente. Uma vez perdido este prazo, o projeto será avaliado pelo CEP/UNIREDENTOR na reunião do mês seguinte.


Qual o período da resposta do projeto pelo CEP?

A resposta sobre o projeto é dada imediatamente após o término da reunião. O projeto for aprovado então está apto para ser iniciado, se o projeto for considerado pendente, possui um prazo de 30 dias para correção das pendências, conforme resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Para saber somo resolver as pendências, selecione a aba "Como Responder Pendências". Os projetos considerados não aprovados não podem ser realizados, devem ser reescritos e iniciada uma nova submissão.


O CEP avalia projeto já iniciado?

CEP/UNIREDENTOR somente avalia projetos de pesquisa que ainda não tiveram início, justamente para autorizar sua realização. Projetos de pesquisa já iniciados não serão apreciados pelo CEP/UNIREDENTOR, conforme resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde.


Projeto de outra instituição pode ser avaliado pelo CEP?

O CEP da Faculdade Redentor é encarregado da avaliação ética de qualquer projeto de pesquisa envolvendo seres humanos que seja realizado com a participação de pesquisadores, tecnologistas, analistas ou alunos da Faculdade Redentor, ou que tenham a Faculdade Redentor como campo de pesquisa. Projetos de outras instituições somente podem ser avaliados se os mesmos forem encaminhados pelo CONEP, através da Plataforma Brasil.