COMISSÃO DE ÉTICA NO USO DE ANIMAIS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO REDENTOR – CEUA/SUR

A missão do Centro Universitário Redentor é garantir a qualidade na formação profissional, em clima de parcerias, conquistas e sucesso. Para alcançar esta sólida formação o aluno é estimulado a pesquisar, analisar e interpretar tanto obras específicas, quanto dados experimentais. A partir deste preceito institucional, a criação de uma Comissão de Ética no Uso de Animais – CEUA, passou a fazer parte das metas do CentroUniversitário Redentor.

Durante todo o ano de 2014, uma equipe disposta a alcançar esta meta institucional, se reuniu para preencher formulários e submeter documentos ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal – CONCEA, até que no dia 10/11/2014, foi expedido o credenciamento provisório, autorizando a realização de atividades com animais em ensino e pesquisa pelCentro Universitário Redentor.

Mais foi apenas no dia 10/12/2014 que a nossa meta foi realmente alcançada, com a publicação no DOU do Parecer nº 278/2014, onde o Coordenador do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal – CONCEA deferiu a solicitação de Credenciamento Institucional para Atividades com Animais em Ensino ou Pesquisa – CIAEP, homologando assim a CEUA e o Biotério do Centro Universitário Redentor.

A CEUA do Centro Universitário Redentor, conforme disposto na Lei N. 11.794, de 8 de outubro de 2008, é um órgão assessor da Direção Geral do Centro Universitário Redentor, vinculado à Direção de Unidade do Campus Itaperuna, tendo por finalidade analisar, emitir e expedir certificados sobre os protocolos de ensino e pesquisa que envolvam o uso de animais, desempenhando assim, um papel consultivo e educativo, estimulando a reflexão em torno da ética na ciência.


 

TITULARES

 

Presidente: Kelen Salaroli Viana

Vice Presidente: Vagner Rocha Simonin de Souza

 

Secretária: Fabiana Costa Ramos

Marcos Paulo Machado Thomé

Wagner Amado Veiga

Viviane (Sociedade Protetora dos Animais)

Abaixo estão descritos todos os documentos necessários para submissão de projetos de pesquisa ou ensino. O pesquisador responsável pelo projeto deverá preencher todos os documentos descritos abaixo e enviar para o e-mail: ceua@redentor.edu.br.

Documentos necessários para Submissão de Projetos a CEUA:

Em caso de Aprovação com Pendências, o pesquisador deve fazer as modificações cabíveis e preencher o Formulário de Resposta as Pendências, até no máximo 30 dias após o parecer da CEUA. Em caso de não cumprimento do prazo, o projeto será reprovado e arquivado.

Em casos de dúvidas, escreva para o e-mail: ceua@redentor.edu.br.

O Procedimento para requisição de animais ao Biotério se encontra no anexoÉ importante que o pesquisador se atente para os prazos para solicitação dos animais.

Após aprovação do Projeto pela CEUA, os seguintes documentos devem ser encaminhados para o email: laboratorio@redentor.edu.br:

Em caso de dúvidas referentes ao Biotério, escreva para o e-mail: laboratorio@redentor.edu.br