O surgimento de uma das grandes instituições de Ensino Superior do estado do Rio de Janeiro, a Sociedade Universitária Redentor, remonta os anos finais da década de 90, quando um grupo de educadores, através de pesquisas, constatou uma grande emigração de jovens para outras cidades, especialmente para os grandes centros, motivada pela escassez de cursos superiores diferenciados.

Nesse processo, verificou-se que muitos jovens da região, raramente, retornavam às suas origens, caracterizando um fenômeno, até então, não documentado: o êxodo das potencialidades culturais, cognitivas e profissionais, as quais são, de fato, a esperança de desenvolvimento social, econômico e cultural em quaisquer cidades, especialmente as cidades interioranas. Como resultado, a região Noroeste Fluminense estava sendo privada dessas potencialidades.

Passados alguns anos, já em dezembro de 1999, a Sociedade Universitária Redentor, então constituída com vistas à atuação na área educacional, foi consultada, por meio de seus representantes, quanto à possibilidade de instalar, em Itaperuna, uma Instituição Superior de Ensino (IES), de modo que atendesse não somente à localidade, como, também, à região, oferecendo cursos de áreas diferenciadas e inexistentes na cidade. Desse modo, os cursos teriam que atender às necessidades de desenvolvimento da região, com verdadeiro espírito de vanguarda.

Com dedicação e profissionalismo, na histórica data de 07 de março de 2002, a Faculdade Redentor de Itaperuna foi credenciada pelo MEC, com notas máximas de autorização.

A presença da Faculdade Redentor (destacando-se na cidade e região com sua eficiência nos ensinos de graduação e pós-graduação diferenciados) teve, já em 2008, a sua consolidação com todas as suas instalações centralizadas na nova sede, situada à Rodovia Federal BR-356, número 25.

Com isso, a Instituição constituiu-se no mais completo Campus Universitário do interior do estado do Rio de Janeiro. Ao ter expandido para 12 Cursos em 2009, bem como a transposição para Centro Universitário, a Faculdade Redentor modificou decisiva e completamente o conceito de formação superior na região Noroeste Fluminense.

Hoje, o Grupo Redentor de Ensino é instrumento de vital importância para o desenvolvimento do Sul do Espírito Santo, da Zona da Mata Mineira e de todo o estado do Rio de Janeiro.

Quando falamos em Grupo Redentor de Ensino, nos referimos à Faculdade Redentor de Itaperuna atualmente com 18 cursos de graduação: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas bacharel e licenciatura, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Sistemas de Informação; a Faculdade Redentor de Campos com 09 cursos: Administração, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Nutrição, Serviço Social e Marketing; Faculdade Redentor de Paraíba do Sul, Colégio Redentor (Educação Infantil ao Ensino Médio), CETER - Centro de Ensino Técnico Redentor, CACI (Centro de Atendimento Clínico de Itaperuna), Departamento de Pós-Graduação com representatividade Nacional e oferecendo cursos lato senso em parceria com as principais associações médicas do Brasil. Destaque, também, para a área de Terapia Intensiva, que tem hoje a Redentor como principal qualificadora de profissionais da saúde para atuar em UTI's no Brasil; e o Departamento Nacional de Educação a Distância (EaD) que hoje oferta 2 cursos de graduação: Engenharia Civil e Engenharia de Produção EaD, com polos em Itaperuna-RJ e Campos dos Goytacazes-RJ, além de diversos cursos de pós-graduação e atualização.

Assim, o Grupo Redentor de Ensino superou-se, indo além do que inicialmente foi pensado (que era conter o êxodo das potencialidades culturais).

Hoje, a Sociedade Universitária Redentor, que é uma das maiores IES do estado do Rio de Janeiro, educa, prepara e forma os melhores profissionais, que atuam, não somente na região, mas em todo o imenso território brasileiro.

A qualidade Faculdade Redentor fica visível ao constatar que nosso IGC contínuo é o maior dentre as FACULDADES com mais de 12 cursos avaliados pelo MEC com IGC4 (Índice Geral de Cursos – 0 à 5).

Importante: As IES são avaliadas de forma diferenciada - Universidade, Centro Universitário e Faculdade.

Vale lembrar que desde os anos anteriores estamos obtendo ótimos resultados no ENADE:

 2011 – 4 cursos avaliados

  • Ciências Biológicas – 3º melhor do País  - com ENADE 5
  • Sistemas de Informação – 1º do Estado RJ
  • Engenharia Civil – 6º Melhor do Estado
  • Engenharia Mecânica – 7º Melhor do Estado

 

2012 – Único curso avaliado

  • Administração – 10ª Melhor do País e 2º do Estado – com ENADE 5

  

2013 – 5 cursos avaliados

A classificação da Faculdade Redentor fica visível ao constatar que  nosso  IGC contínuo é o maior dentre as FACULDADES com mais de 10cursos avaliados com IGC4 (Índice Geral de Cursos – 0 à 5).

Com relação aos cursos e estado do RJ:

  • Fisioterapia - o melhor curso do estado;
  • Fonoaudilogia - o melhor curso do estado;
  • Serviço Social - o 2º melhor do estado;
  • Enfermagem - o 5º melhor do estado;
  • Nutrição - o 5º melhor do estado;

No Brasil:

  • Fonoaudilogia - 8º melhor de 78 cursos;
  • Serviço Social - 9º melhor de 337 cursos;
  • Fisioterapia - 15º melhor de 471 cursos;
  • Enfermagem - 59º melhor de 747 cursos;
  • Nutrição - 64º melhor de 342 cursos.

 

2014 – 6 cursos avaliados

A classificação da Faculdade Redentor fica visível ao constatar que nosso  IGC contínuo é o maior dentre as FACULDADES com mais de 12 cursos avaliados pelo Mec com IGC4 (Índice Geral de Cursos – 0 à 5).

 

Com relação aos cursos e estado do RJ:

  • Arquitetura e Urbanismo – 4ª Melhor do Estado
  • Ciências Biológicas – Melhor do Estado – com ENADE 5
  • Engenharia Civil – 5ª Melhor do Estado
  • Engenharia de Produção – 6º Melhor do Estado
  • Engenharia Mecânica –  3º Melhor do Estado
  • Sistemas de Informação –  4º Melhor do Estado

 

No Brasil:

  • Arquitetura e Urbanismo – 84º melhor de 204 cursos
  • Ciências Biológicas –  10º melhor de 205 cursos – com ENADE 5
  • Engenharia Civil – 52º melhor de 239 cursos
  • Engenharia de Produção – 44º melhor de 259 cursos
  • Engenharia Mecânica –  26º melhor de 156 cursos
  • Sistemas de Informação – 42º melhor de 419 cursos

Diretor - Heitor Antonio da Silva

Vice-Diretora - Cláudia Regina Boechat Silva

Diretor Administrativo / Financeiro - Luis Adriano Pereira da Silva

Diretor de Pós-graduação - Vitor Hugo Vidal Rangel Júnior

Diretor de Graduação (Itaperuna / Campos dos Goytacazes / Paraíba do Sul) - André Raeli Gomes

Controller - Leandro Muniz Neves

Secretária Geral (Itaperuna) - Vanessa de Almeida Xavier

Secretária Geral (Campos dos Goytacazes) - Michelliny Correa Tavares

Procuradora Institucional - Fabiana Pereira Costa Ramos

Bibliotecária - Rúbia Christina Lopes Ribeiro