Uma solução terapêutica para o desenvolvimento infantil: Modelo DIR

Modalidade: A distância (Itaperuna/RJ)

Coordenador: Helena Gueiros

Início: após investimento da matrícula, liberado pelo gestor do curso. Este curso não é dependente de turmas abertas, pode ser cursado a qualquer momento, individualmente.


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Apresentação:

Esse curso apresenta o modelo DIR\floortime, seus conceitos, princípios e aplicação pratica. São descritos os níveis de desenvolvimento, as diferenças individuais, que impactam na subida da criança na escada do desenvolvimento, bem como, linguagem receptiva e expressiva, capacidades regulatórias, práxis, postura e percepção do ambiente visual. Além disso aborda o papel da família no processo terapêutico.

 

Justificativa:

Esse curso mostra-se importante pois aborda a criança como um todo, incluindo sua família, que é peça chave no desenvolvimento de crianças com necessidades especiais.

 

Público-Alvo:

Profissionais da saúde e educação, pais e outros cuidadores, mediadores escolares.

 

Conteúdo Programático:

Introdução ao modelo DIR/ Floortime

 

"D" - Níveis de desenvolvimento

  • Nível 1 - Auto regulação, Atenção e Interesse pelo mundo;
  • Nível 2 - Vínculo afetivo (engajamento, relacionamento);
  • Nível 3 - Círculos de comunicação;
  • Nível 4 - Solução de problemas e organização comportamental;
  • Nível 5 - Capacidade simbólica (brincadeira imaginativa);
  • Nível 6 - Pensamento emocional, lógico – abstrato.

 

"I" - Diferenças Individuais

  • Saúde
  • Família – rede social – dinâmica familiar
  • Aspecto sensorial – como ela percebe o mundo?
  • Hiperresponsiva
  • Hiporresponsiva
  • Busca sensorial
  • Problema motor


  • Sistemas sensoriais
    • Auditivo
    • Visual
    • Gustativo
    • Olfativo
    • Tátil
    • Vestibular
    • Proprioceptivo


  • Transtorno de Processamento Sensorial
    • TPS - Motor com base sensorial
    • TPS – Modulação Sensorial
    • TPS – Modulação Sensorial - HIPER
    • TPS – Modulação Sensorial - HIPO
    • TPS – Modulação Sensorial - BUSCA


  • Exemplos de manifestações
  • Níveis de ativação
  • Estratégias Regulação / sobrecarga
  • Estratégias Regulação / baixa ativação


  • Sugestões de atividades

 

"R" - Relacionamento

  • Ambiente escolar
  • Princípios do DIR