CURSO BÁSICO EBERICK - PROJETO DE EDIFICAÇÕES EM CONCRETO ARMADO - Itaperuna

Modalidade: Presencial (Itaperuna/RJ)

Coordenador: Prof. M.Sc. Niander Aguiar Cerqueira

Coordenador do Curso: Prof. Niander Aguiar Cerqueira
Carga Horária: 40 h
Datas: 12, 13, 26 e 27 de Agosto de 2017.
Valor: R$ 540,00  à vista no boleto ou 600,00 em até 3x no cartão.

Cidade: Itaperuna.

Início: 2017-08-12

Investimento: 600.00

Comprar



Mais informações

PUBLICO ALVO:    -  Estudantes de Engenharia Civil e Arquitetura;

                       - Profissionais do Setor da Construção Civil. 



APRESENTAÇÃO: 

O curso Básico de projeto de edificações em concreto armado é um curso que objetiva apresentar de um dos softwares mais utilizados no brasil para dimensionamento de estruturas de concreto, o Eberick. Este foi organizado de forma simples e didática, possibilitando uma visão geral do software, bem como prática no mesmo, desde a entrada de dados, até a leitura e interpretação dos resultados.

Destacam-se os seguintes aspectos:

·         Principais comandos de lançamento da estrutura (comandos para importação e ajuste da arquitetura de referência, lançamento e posicionamento final dos pilares, vigas e lajes);

·         Configurações do projeto;

·         Análise dos resultados (análise crítica sobre o comportamento global e local de todos os elementos componentes das estruturas, visando amparar o engenheiro na tomada das principais decisões durante o desenvolvimento do projeto);

·         Dimensionamento dos elementos (procedimentos para ajuste das dimensões finais das peças de modo a atender os requisitos da estrutura quanto aos Estados Limites Últimos e de Serviço);

·         Detalhamentos das armaduras (comandos para escolha das armaduras e geração dos detalhamentos de todas as peças da estrutura);

·         Finalização dos desenhos de formas e cortes.

 

JUSTIFICATIVA:

A Indústria da Construção Civil tem sofrido grandes alterações, abrindo-se um mercado que vem exigindo o emprego de novas tecnologias que geram um melhor custo-benefício. Agora não é preciso ficar horas e até dias para entregar aquele cálculo estrutural, pois surgem novos programas computacionais que oferecem maior precisão nos cálculos e até mostram sua obra totalmente pronta.

O domínio dessas ferramentas de trabalho se faz, então, extremamente necessário e urgente para os profissionais da área, em particular, para os Engenheiros.

OBJETIVOS: 

De forma geral, o curso busca capacitar os alunos na modelagem de estruturas de concreto, possibilitando o emprego de softwares de dimensionamento encontrados no mercado.

Em particular, o Curso visa agregar o domínio das principais ferramentas do AltoQi Eberick, possibilitando ao usuário a familiarização com os principais comandos para desenvolvimento de projetos estruturais com esta ferramenta.

 

PROGRAMA DO CURSO: 

·  Revisão de NBR 6118:2014 - Critérios de Cálculo e uma introdução aos Princípios Básicos do Projeto Estrutural

·  Introdução à Modelagem de Estruturas de Concreto Armado; Lançando o Projeto: Abrindo o programa; Lançando um projeto novo; Estrutura de arquivos de projeto; O ambiente Croqui; Iniciando o trabalho.


. Como funciona esse curso?
. Abrindo o programa;
. Lançando um projeto novo;
. Estrutura de arquivos de projeto;
. O ambiente Croqui;
. Iniciando o trabalho;
. Sistema de coordenadas utilizado no Eberick;

· Introdução ao uso do Eberick: Ferramentas de captura: Precisão de desenhos;             Ortogonal; Captura de pontos; Ferramentas de captura; Preparação das arquiteturas; Formas de Lançamento da Estrutura; Importando o arquivo em formato DWG para o Eberick; Importando as arquiteturas do Térreo e da Estrutura.


. Precisão de desenhos;
. Ortogonal;
. Captura de pontos;
. Ferramentas de captura.

·  Lançamento da estrutura - parte 1:  Lançamento dos pilares; Lançamento das vigas.

·  Lançamento da estrutura - parte 2: Lançamento das lajes; Fixando a seção dos pilares; Fixando a seção das vigas.

·  Lançamento da estrutura - parte 3: Lançamento das cargas das paredes; Vínculos entre os elementos; Comandos de Verificação; Lançamento do Pavimento Térreo.

·  Finalização do lançamento da estrutura: Copiando os croquis dos pavimentos Tipo 2, Tipo 3 e Cobertura; Ajustando os croquis do Tipo 2 e Tipo 3; Ajustando o croqui do pavimento Cobertura; Lançamento do reservatório superior; Comandos de verificação; Análise da estrutura; Definição das principais configurações do Eberick V5; Análise da estrutura.

. Copiando os croquis dos pavimentos Tipo 2, Tipo 3 e Cobertura;
. Ajustando os croquis do Tipo 2 e Tipo 3;
. Ajustando o croqui do pavimento Cobertura;
. Lançamento do reservatório superior;
. Comandos de verificação.

·  Dimensionamento das vigas:     Iniciando o trabalho; Análise dos diagramas de esforços; Verificação das flechas elásticas; Dimensionamento das vigas ao Estado Limite Último; Começando tudo outra vez; Finalizando o dimensionamento das vigas.

. Iniciando o trabalho;
. Análise dos diagramas de esforços;
. Verificação das flechas elásticas;
. Dimensionamento das vigas ao Estado Limite Último;
. Começando tudo outra vez;
. Finalizando o dimensionamento das vigas.

·  Lajes, Escadas, Pilares e Fundação:  Análise e dimensionamento das lajes; Análise e dimensionamento das escadas;  Dimensionamento dos pilares e fundações;  Dimensionamento dos Pilares;  Dimensionamento das Fundações; . Análise das vigas, lajes e escadas dos demais pavimentos;
. Dimensionamento dos Pilares;
. Verificação final da estrutura;
. Dimensionamento das Fundações.
Verificação final da estrutura.

. Análise e dimensionamento das lajes;
. Análise e dimensionamento das escadas;
. Análise e dimensionamento dos reservatórios.

· Detalhamento das armaduras: Considerações preliminares; Geração dos desenhos das armaduras;
. Considerações preliminares;
. Geração dos desenhos das armaduras.
Desenho das fôrmas.