Voltar

Morre, em 1519, Leonardo da Vinci.  Leonardo nasceu, no dia 15 de abril em1452, período do Renascimento, na pequena aldeia de Vinci, perto de Florença, Itália.
   Filho do tabelião Pierro e da jovem Catarina, ainda menino, já desenhava e pintava. Em 1466, muda-se com a família para Florença. Com 16 anos, torna-se aprendiz do pintor e escultor florentino Andrea del Verrocchio, onde trabalhava Boticelli, Filippino Lippi, entre outros pintores.
Em meio os artistas da época, Leonardo foi o que mais se destacou com suas obras e estudos.  Pintor, cientista, naturalista, engenheiro, arquiteto, mecânico, cenógrafo, anatomista, músico, escritor, empresário, entre outras tantas atividades, era um talento universal, e foi provavelmente o mais completo polímata (indivíduo que domina várias ciências) da história, atingindo, assim, um legado que o torna à frente de seu tempo. Não nos surpreenderíamos que mesmo tendo 500 anos após a sua morte, fosse descoberto um retrato de Leonardo da Vinci, provavelmente feito por um de seus assistentes.  Esse retrato foi apresentado nesta quinta-feira no Reino Unido, coincidindo com o 500º aniversário da morte do mestre da Renascença.
A obra, que segundo estimativas, teria sido realizada entre 1517 e 1518 e é um dos dois únicos retratos de Leonardo da Vinci feitos durante sua vida que sobreviveram através dos séculos. O outro, mais famoso, é o trabalho de Francesco Melzi, seu mais fiel discípulo.
Ambos serão apresentados ao público em uma grande exposição em Londres dedicada a Da Vinci no Palácio de Buckingham, de 24 de maio a 13 de outubro, informou em comunicado a Royal Collection Trust, organização responsável pela conservação da herança real.
O esboço foi provavelmente feito por um assistente não identificado de Leonardo em uma folha de papel de estudo, na qual também há esboços de pernas de cavalo feitas por Da Vinci, diz o comunicado.  
O curso de História, em EaD, da UniREDENTOR participa deste marco importantíssimo para a cultura da humanidade. Venha conosco participar também!  História (EaD) é na UniREDENTOR!

Crétidos: Foto internet.