Categorias

Voltar

22 November 2019 - Por --

INTERCÂMBIO: COMO SE ORGANIZAR?

Investir em um intercâmbio é uma forma bastante eficaz para o aprendizado de um outro idioma. Ao relacionar-se com outras culturas, você se insere naquela comunidade, convive com costumes e o cotidiano do país. Você tem a oportunidade de praticar o inglês do dia a dia, com nativos e pessoas de diferentes contextos socioculturais. 
Que tal saber como aproveitar cada segundo dessa experiência?

 

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO.

Entre as opções de cursos estão:
· Aperfeiçoamento de língua estrangeira;
· Cursos Técnicos e Profissionalizantes;
· Graduação (tecnólogo, bacharelados e licenciaturas);
· Pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado).

COMO SERÁ LÁ FORA?
Não tem o porquê de se preocupar. A rede entre as universidades é muito bem entrelaçada, mesmo a milhas de distância. Você já sai do seu país ciente de tudo o que precisa saber. E, estando lá, pode recorrer aos setores designados a ajudá-lo (a) ou mesmo ao contato do (s) responsável (is) no Brasil.
 

QUAIS SÃO, INICALMENTE, OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA FAZER O INTERCÂMBIO?

Passaporte
Ele é o principal documento para qualquer viagem internacional, ou seja, providencie o mais rápido possível!
Também existe o Passaporte de Emergência, que tem prazo e valor diferente. Na página da Polícia Federal, têm todas as informações necessárias para solicitar o documento.
Caso a viagem seja para um dos países do Mercosul, você não precisará de passaporte.

Carta de aceitação
É o documento de aceite emitido pela instituição do exterior, comprovando a sua matrícula (caso seu vínculo seja como estudante) ou documento comprobatório de contratação, caso seu vínculo seja empregatício.

Vacinas
Atualmente, tem-se tornado muito comum a exigência das vacinas em dia para passar pelo setor de imigração, principalmente contra a Febre Amarela. Se tiver dúvidas, você pode conferir a lista atualizada desses países na página da Anvisa.

Visto de Estudante/Trabalho
O requisito que todos os países têm em comum é: o aluno precisa estar matriculado em uma instituição no país de destino. Ou vinculado a uma empresa caso a intenção seja trabalhar.


E agora? Mais seguro sobre como fazer intercâmbio? Então, aproveite essas dicas e descubra o mundo!
 

Categorias: